Muladeiros fizeram trajeto da 4ª edição da Tropeada no Bico do Papagaio

Por:TV PÊGA
Novidades

19

dez 2016

Aconteceu a 4ª edição da Tropeada de Muladeiros na Região do Bico do Papagaio, organizado pela Associação dos Muladeiros do Norte do Tocantins (AMNT). Segundo Célio Assunção, um dos organizadores, aproximadamente 250 muladeiros começam o trajeto na Fazenda Barro Preto, de propriedade de José Salomão, no município de Itaguatins, finalizando na Fazenda Gurupi, de propriedade de Edimar Santos, em Augustinópolis.mulas

As comitivas que participam do evento desfilarão pelas ruas de Augustinópolis, finalizando no Parque de Exposições Dilson Martins de Oliveira, onde acontece o 3º Encontro de Muladeiros do Norte do Tocantins, com desfile de muares, prova do tambor, concurso de berrante, prova de laço em muares, team penning, queima do alho, pega de garrote e prova de marcha, além de shows regionais.

Um dos organizadores do evento, Leandro Lopes, afirmou que o principal objetivo da caminhada é relembrar e resgatar a história dos tropeiros que desbravavam a região no passado. “Não temos hoje como refazer os trajetos dos tropeiros no passado, mas os trajetos que temos escolhido é o caminho que muitos ainda percorrem em lombo de animais”, disse.

Os tropeiros percorreram cerca de 105 km, passando pelos municípios de Sítio Novo, Axixá e Praia Norte.

https://www.vozdobico.com.br/noticia-1464828788-muladeiros-comecam-trajeto-da-4-edicao-da-tropeada-no-bico-do-papagaio


Compartilhe: