Com a palavra, a treinadora

Por:TV PÊGA
Novidades

06

mar 2017

Dalva Marques, do Rancho Bigorna, em São Sebastião da Grama/SP, fala sobre os cuidados que o cavaleiro deve ter para atingir o melhor da relação homem x cavalo

A partir desta edição, a amazona Dalva Marques, sócia-proprietária do Rancho Bigorna, em São Sebastião da Grama/SP, colaborará com o Portal InfoHorse. Ela usará o seu vasto conhecimento, oriundo da lida diária com cavalos Mangalarga e muares de marcha, para trazer conteúdo de qualidade aos leitores desta página. Segue o primeiro texto:

O maior sonho dos cavaleiros é ter um cavalo dócil, manso, tranquilo e, ao mesmo tempo, ativo e habilidoso. Isso é possível, desde que o tratamento para com o animal seja baseado no amor. A maneira como o tratamos certamente influencia diretamente nos resultados. Portanto, tenhamos em mente que os primeiros a serem “treinados” somos nós mesmos.

Julgo ser fundamental o respeito mutuo. Ouvimos muitas vezes reclamações sobre cavalos rebeldes e quando isso acontece surgem algumas perguntas: como ele está sendo tratado? De que maneira foi tocado pela primeira vez? A maneira ideal para acessar um cavalo, sem dúvida, é estarmos convictos do que queremos dele. O cavalo só não faz o que requisitamos se não entender, portanto, cabe a nós sabermos de fato o que queremos, pois ele aprende por repetição. É preciso saber a hora exata de corrigi-lo, a hora certa para agradá-lo. Seguros do que pretendemos, passando de forma adequada o que queremos, uma relação de total confiança se estabelecerá.

Muitos confundem medo com respeito. Na realidade, o animal tem que sentir prazer no que faz e não se sentir obrigado ao exercício. Dificilmente todos têm o discernimento e o bom senso de perguntar: onde estou errando para essa reação negativa do animal? O fato é que não paramos para pensar que estamos nos relacionando com seres vivos que sentem, pensam e também decidem. O cavalo, sem dúvida, é o nosso espelho. Temos que corrigir e agradar imediatamente após determinada situação. A disciplina é necessária e tem que existir, mas, com certeza, os mais disciplinados têm que ser nós mesmos. A relação com o cavalo é como a nossa no dia a dia.

 

 

https://www.infohorse.com.br/2017/03/03/com-a-palavra-a-treinadora/

 


Compartilhe: