Muares na Telinha

Eles são inteligentes e muitos simpático, com essas qualidades já é de se esperar que os muares acabem se tornando celebridades. O #tbt de hoje relembra algumas aparições recentes dos nossos companheiros na emissora rede Globo.

Na reprise da novela Eta Mundo Bom!, exibida no Vale a Pena Ver de Novo o burro Policarpo contracenou com o protagonista da narrativa, Candinho, interpretado por Sergio Guizé. Fora das telas, o burro se chama Juca e tinha sete anos na época das gravações da obra de Walcyr Carrasco. Antes da fama ele trabalhava carregando cargas.

Atualmente, quatro anos após o fim das gravações, Juca continua vivo e retomou aos seus trabalhos no campo. Em abril deste ano, ele realizou breves aparições nas chamadas da reprise ao lado de Guizé.

Na reapresentação da novela Novo Mundo, exibida às 18h, o Imperador Dom Pedro I, encenado pelo ator Caio Castro, aparece montado em uma mula. Assim como na dramaturgia, na vida real, um muar guiou o imperador ao topo da colina do Ipiranga antes da proclamação da Independência do Brasil.

A cena da Globo contou com 23 mulas e sete cavalos. Segundo Laurentino Gomes, escritor e jornalista brasileiro, para enfrentar as dificuldades do trajeto, o uso de um muar foi a melhor opção. “Era esta a forma correta e segura de subir a serra do Mar naquela época de caminhos íngremes, enlameados e esburacados. Foi, portanto, como um simples tropeiro, coberto pela lama e a poeira do caminho, às voltas com as dificuldades naturais do corpo e de seu tempo, que D. Pedro proclamou a Independência do Brasil.”.

Pelas imagens das novelas, que rementem ao passado, fica visível o melhoramento genético de asininos para a produção de muares da raça Pêga ao longo dos anos.