Evolução da espécie

 

Para Charles Darwin, naturalista e criador da teoria da evolução, as espécies mudam ao longo do tempo para se adaptarem ao meio em que vivem, assim sobrevivem a seleção natural. A ciência mostra que o mesmo processo aconteceu com cavalos e jumentos. O primeiro equídeo de que há registro foi classificado pelo nome de Hyracotherium, esse pequeno ancestral não media mais que 30 centímetros e possuía quatro dedos em cada membro.

Entre a metade e o fim do período do Mioceno, os ancestrais começaram a se alimentar unicamente de ervas, o que resultou em alterações na dentição. Outra modificação, que ocorreu neste período, foi a troca dos dedos desses animais pelo casco. Milhões de anos depois surgiram os exemplares do gênero Eqqus, que deram origem aos animais que hoje conhecemos como cavalos e jumentos.

O cavalo que vivia em grandes manadas nas pradarias, desenvolveu maior musculatura, cascos largos, rapidez e agilidade para fugir dos predadores. Em contrapartida, o jumento, que teve durante muito tempo seu habitat em regiões desérticas, montanhosas e rochosas, sofreu menor pressão de seleção natural para a fuga, tornando-se um animal mais observador e desconfiado. Os jumentos também desenvolveram uma excelente memória para direção e conseguem buscar água em locais a mais de 8 Km.