Boleto Bancário

AVISO IMPORTANTE:

Prezados Associados:

Tendo em vista a implantação pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) de uma “Nova Plataforma de Cobrança”, informamos que a partir deste mês de outubro de 2017, ocorrerão mudanças nos procedimentos de emissão de boletos bancários.

Com efeito, de acordo com a Normativa FB-014/2015 de 12/02/2015 da Febraban, a partir deste ano de 2017 todos os boletos deverão ser registrados previamente nos bancos antes de sua liquidação.

Nesse sentido, a Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga informa que já se adaptou à Normativa da Febraban sendo que, a partir deste mês, os boletos emitidos pelo Sistema do SRG passarão a ser registrados.

A ABCJPÊGA destaca ainda que não será mais possível reemitir boletos que já foram emitidos ou alterar datas de vencimento, já que são cobradas taxas bancárias para essas operações.

Dessa forma, se o devedor não quitar o boleto até a data de vencimento, deverá quitá-lo vencido, estando sujeito ao pagamento de juros e multa, conforme discriminado no título bancário.

Contamos com a compreensão de todos!

ENTENDA O MOTIVO DA ALTERAÇÃO:

boleto sem registro deixou de existir. O projeto Nova Plataforma de Cobrança, da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), impõe o uso dos boletos bancários registrados.

Um dos pontos que muda com o boleto registrado é que dados cadastrais do pagador devem estar completos, com nome, CPF/CNPJ e endereço.

Será possível também pagar o boleto após o vencimento em qualquer agência bancária.

Tarifas cobradas por bancos para carteiras com registro:

  • Ao registrar o título. Esse valor é cobrado no momento do registro do título, mesmo que a cobrança seja paga no seu escritório ou por algum outro motivo o boleto nunca seja pago;
  • Na liquidação do boleto. Quando o banco recebe o pagamento do boleto;
  • Taxa de permanência/manutenção. Após alguns tempos que o título fica aberto, o banco pode cobrar uma tarifa a mais sobre o boleto;
  • Alguns bancos têm a opção de auto baixar os títulos depois de uma determinada quantidade de dias do seu vencimento;
  • Pedido de alteração de dados. Se for necessário editar algum dado do boleto, alguns bancos cobram essa edição.

Na realidade, com o boleto registrado, os bancos podem cobrar taxas de registro, liquidação, permanência e baixa.