Histórias da raça Pêga

O causo de hoje é da mula Mensageira, o animal vivia em Jaguariúra (SP) e depois passou para outro proprietário. Atualmente o animal está de volta a mesma família, de 18 anos atrás, e reside em Araçatuba (SP). Leia mais:

“Sou Heitor Mendonça, inspetor técnico de Registro da ABCJPÊGA, médico veterinário especialista em reprodução de equídeos e professor universitário, filho de Sebastião Marcos Mendonça, mais conhecido no mundo dos muladeiros como Tiãozinho da Guayçara.

Criamos muitas mulas de prova e em 1999 meu pai comprou uma mula de 2,5 anos em início de doma. Meu pai com a sabedoria e entendimento da raça já viu nesse animal o potencial que ele tinha. Animal que era refugo na sua desmama devido ao afundamento de garupa em decorrência de um acidente.

Mensageira, esse foi o nome que dei a ela!!!! Mula de um temperamento ímpar e com todos os requisitos de julgamento como gesto de marcha, estilo, comodidade, rendimento e regularidade necessários para fazê-la a rainha das mulas.

Em 2000 ganhamos vários campeonatos. Porém foi em 2001 que ela foi consagrada Campeã Nacional Dente de Leite, em Jaguariúna, na sela do meu irmão Victor Hugo Mendonça.

Em 2002 precisamos vender a Mensageira. Ela não poderia ter ido para um lugar melhor, foi para um grande amigo do meu pai, o Gigio.

A mula fez história por todas as pistas que passou. Muitos a chamavam de saboneteira e, hoje, depois de 18 anos, reencontramos a Mensageira e ela voltou para nossa casa.

Essa é a minha história e homenagem que faço para o meu falecido pai Tiãozinho da Guayçara”. Se você tem uma história legal com a raça Pêga, conta para a gente!