A Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga foi fundada em 15 de agosto de 1947, no Parque de Exposições Bolívar de Andrade (Gameleira) na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais, onde possui sua sede.
A Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga foi fundada em 15 de agosto de 1947, no Parque de Exposições Bolívar de Andrade (Gameleira) na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais, onde possui sua sede.
A ata de criação da instituição foi assinada pelos nossos sócios fundadores, que movidos pela paixão e tradição difundiram a raça Pêga.
São sócios fundadores da ABCJPêga os senhores Alcindo Vieira de Rezende, Amâncio Ferreira de Assis, Américo de Oliveira, Américo Moacir de Oliveira, Américo Dutra de Resende, Américo Vieira de Rezende, Antônio Brandão da Rocha, Antônio Horácio Vieira, Antônio Saturnino de Resende, Ascânio Afonso Diniz, Aurélio Resende, Bolivar de Andrade, Donato de Andrade, Donorte Lourenço André, Eduardo Victor de Carvalho, Elizário José de Resende, Ernesto Resende, Fábio Pereira de Resende, Franciso Baeta de Siqueira, Francisco de Oliveira Naves, Gastão Resende, Geraldo Vidigal, João Piassi, Joaquim Fernandes Braga, José Eduardo de Resende, José Gabriel Ferreira Neto, José Resende, José Saturnino de Resende, José Tavares de Melo, Manoel Marques Vieira, Márcio Andrade, Orlando de Andrade, Raymundo Tavares da Silva, Viúva Eduardo Vieira de Resende, Waldemar de Resende Urbano e Wander de Andrade.
A ABCJPêga desde 1986, por expressa concessão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é a única entidade competente e responsável pela administração do Registro Genealógico da raça Pêga em todo território nacional.
Visando o desenvolvimento e crescimento da Pêga, uma das principais prestações de serviço da associação tornou-se também a realização da Exposição Nacional ENAPÊGA, reunindo os maiores criadores da raça e permitindo o julgamento dos melhores animais do país.
Foi com muita dedicação de todos associados juntamente com todas diretorias que assumiram a administração da Pêga. A entidade chegou ao ano de 2018 com o número de sócios ultrapassando a casa dos 1.570 e 35.825 animais registrados.
A raça Pêga é conhecidamente a raça de preferência dos criadores em diversas regiões do País.
""Minha paixão por fazenda e animais, principalmente jumentos da raça Pega, vem desde pequeno, quando sempre acompanhei meu avô João Humberto Carvalho e também os criatórios de dois tios, Marco Antonio Barbosa e Cláudio Carvalho. Em 1982 meu pai comprou uma fazenda em Uberaba, trouxemos nelore e mangalarga marchador do MS. Foi quando pedi para iniciar a criação de Pega. Compramos do tio Cláudio 5 fêmeas e o reprodutor Nesso de PassaTempo, ganhei dele e do Marco Antonio uma jumenta de cada. Fizemos várias parcerias importantes, para ter acesso a grandes reprodutores além dos nossos, como Gás Ianque, Ianque da Vale Verde, Rena Oceano e Indiano Maab. Hoje, depois de tropeços, aprendizado e vitórias, tenho 35 anos de criação sempre focados em andamento, temperamento, índole e raça. Sou muito grato e orgulhoso por criar e vivenciar a raça Pega.""
"Minha paixão por jumentos... Aos oito anos de idade conheci em uma propriedade vizinha, um casal de jegues nordestinos; aos 10 anos soube que meu avô teve tropa de muares cargueiros; anos se passaram, nosso pai comprou terras montanhosas na Serra do Tinguá e necessitava de muares; por serem mais seguros, optamos pela raça Pêga que também reúne comodidade e mansidão. Priorizamos jumentos, pois a Associação nos ajuda, orienta em nossa Criação e seleção."
A missão da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga está no aperfeiçoamento e aprimoramento das características morfológicas e do andamento dos animais da raça Pêga. A Associação visa a evolução da raça através do serviço cartorial de registros, que nos permite o levantamento em números do histórico da raça.
O Ministério da Agricultura reconhece a ABCJPêga como única instituição responsável pela administração do registro genealógico da raça Pêga, o que torna a entidade referência nacional.
A atuação da Associação Pêga permite a valorização crescente da raça, sempre conhecida pela sua resistência para percorrer longas distâncias e aptidão ao trabalho no campo, e atualmente também visada pela comodidade da marcha, que garante conforto ao cavaleiro, pela sua beleza e docilidade.
Nossa missão também é a realização da exposição Nacional, concursos de marcha e o Leilão dos Associados. Esses eventos reúnem os maiores criadores e os melhores animais representantes da raça.