Mantendo cavalos estabulados felizes com estímulos sociais

Por:TV PÊGA
Novidades

05

jan 2017

Atualmente, a  maioria dos cavalos passa boa parte do seu tempo dentro de baias. Seja por limitações de áreas para pastagem, por cuidado com o pelo e limpeza ou até para proteger um animal valioso de se machucar com suas “brincadeiras” durante as horas de descanso cavalos estabulados são uma realidade que todos nós enfrentamos. Ao mesmo tempo, como cavaleiros, somos encarregados de manter nossos cavalos saudáveis e felizes, sabemos que a interação social com outros cavalos é importante para esta missão. Como você mantém seus cavalos estabulados felizes? Fornecer estímulo social é uma grande parte deste enigma.

Um design arquitetônico eficiente pode oferecer respostas de diversas maneiras para este problema. Seu estábulo  pode ser construído para proporcionar tanta socialização entre as baias quanto possível, ou você pode reformar suas cocheiras atuais para oferecer algum refúgio do tédio das ultrapassadas paredes sólidas.

Meias paredes são uma ótima maneira de permitir aos cavalos a interação frequente com seus vizinhos de baia. Mais comuns na Europa, paredes mais curtas entre as baias podem permitir que os cavalos vejam fisicamente seus vizinhos (promovendo um sentimento de segurança e relaxamento para estes animais), bem como tocar narizes,  comunicar e até mesmo cuidar uns dos outros. Depois de um período inicial de “se conhecer “, todos, exceto os cavalos mais territoriais, normalmente desfrutam da companhia de ter vizinhos à vista e alcance.

As divisórias vazadas entre baias são outra maneira de dar aos cavalos alguma garantia visual de que não estão sozinhos, sem o mesmo acesso que uma meia parede. Você pode colocar barras ao longo da parede toda da baia, como uma frente com barras na metade superior, ou apenas adicionar uma janela com barras ou uma grade entre as baias. Se você tem cavalos frequentemente circulando dentro e fora das baias e a mudança constante não permite que os vizinhos se acostumem um ao outro, esta abordagem de divisórias vazadas é uma boa maneira de adicionar estímulo social à vida de seus cavalos.

A frente de baia aberta, que dispensa completamente as barras dianteiras. Eliminar as barras ou grelhas e dar o seu cavalo uma gama mais ampla de visão é uma ótima maneira de permitir que eles tenham uma visão panorâmica do corredor e interagir com os vizinhos na baia ao lado. Naturalmente, o corredor precisa ser grande o suficiente para permitir que você, seus clientes e seus alunos circulem com segurança, enquanto os cavalos estão inclinados para fora de suas baias. Ainda assim, os cavalos tendem a se acostumar a compartilhar seu espaço quando eles são autorizados a se inclinar para fora das barracas melhor do que quando eles são fechados por barras, então com o tempo,  todos podem se ajustar a essa filosofia.

Portas em gola, portas do tipo holandês (com a parte superior removível) e outros tipos de portas abertas são uma contribuição pequena, mas extremamente importante, para proporcionar estímulo social. Mesmo se por questões de segurança você mantém suas baias completamente fechadas e seus cavalos separados, pelo menos, permita que os cavalos possam olhar para fora de sua baia, ver outros cavalos e acompanhar a atividade na cocheira  vai ajudar a manter esses animais sociais em um ambiente seguro e descontraído.

Outras maneiras de fornecer socialização extra para seus cavalos estabulados incluem adicionar uma área externa cercada em cada baia, que permitem que seus cavalos possam conversar e socializar um com o outro sobre a cerca.

Não importa como você escolhe oferecer oportunidades sociais para seus cavalos, você estará aprimorando suas vidas, oferecendo-lhes um estilo de vida “mais próximo da natureza”! Fazendo cavalos felizes: afinal, não é disso que se trata?

Via: Equine Facility Design

Imagens: Lucas Equine

https://www.arquiteturaequestre.com.br/arquitetura-equestre/mantendo-cavalos-estabulados-felizes-com-estimulos-sociais.html


Compartilhe: